30.4.08

Só para descontrair

OP 10 Mundo Animal – Felinos: heróis ou mocinhos? 28/04/2008 Escrito por: Túlipe Helena Editado por: Felipe Marcos

Injustiçados ou não, os gatos estão presentes em muitas produções audiovisuais e publicações. Na maioria das vezes, eles passam a maior parte do tempo tramando contra cachorros e ratos, por isso são tratados como vilões. Em outros casos eles são as vítimas. O preconceito “antigatos” existe, mas é sutil. Mesmo assim a submissão dos felinos em filmes, desenhos animados e histórias em quadrinhos e a grande exploração do tema é visível. Os dois lados da moeda podem ser exemplificados na obra “Pinóquio”, onde um dos vilões é um gato que ajuda a raposa João Honesto a enganar o boneco. O gato Lúcifer na produção “Cinderela” é um gato gordo e traiçoeiro ameaçador de ratos. Em “Alice no País das Maravilhas”, o gato Cheshire ajuda a personagem Alice a se dar mal. Por outro lado o gato Frajola é feito literalmente de “gato e sapato” pelo passarinho Piu-Piu. Aí vai a lista com dez felinos inesquecíveis: Bola de Neve (Simpsons), Cruel (Smurfs), EEK THE CAT, Frajola, Garfield, Gato de Botas, Gato Félix, Gato Guerreiro, Manda Chuva e Tom.

1 – Os Bola de Neve (Snowball)

A família Simpson, criação de Matt Groening, já teve ao longo dos últimos anos cinco gatos. Assim como a maioria dos gatos, os bichanos da família Simpson gostam de brincar com novelos de lã e de regurgitar bolos dos seus próprios pelos, por isto receberam estes nomes. O Bola de Neve I (Snowball I) foi o primeiro gato da família que morreu e foi substituído por um gato quase idêntico, o Bola de Neve II (Snowball II). O Bola de Neve dois morreu atropelado. O gato Bola de Neve III (Snowball III) morreu afogado no aquário tentando pegar um peixe e o Coltrane, o quarto gato de Lisa Simpson, morreu ao pular da janela quando a personagem tocava o seu saxofone desafinado. Snowball V, o Bola de Neve V, foi dado à Lisa por uma louca senhora que bateu à porta dos Simpsons. Isto ocorreu na 15ª temporada. Este último gato recebeu um novo nome e é chamado de Bola de Neve II (Snowball II).

2 - Cruel

Nos arredores da aldeia onde estão instaladas as casinhas em formato de cogumelo dos “Smurfs”, pequenas criaturas azuis, vive o feiticeiro Gargamel e o seu gato Cruel. A missão dos dois é perseguir os personagens que são liderados pelo Papai Smurf.

3 - Eek The Cat

O gato Eek The Cat é um gato divertido e engraçado. A exibição do desenho “Eek! the Cat” aconteceu de 1992 a 1997, na Fox Kids Network. O desenho do simpático gato era conhecido como: “Eek! the Cat”, “Eek! and o Terrível Thunderlizards” e “Eek! stravaganza”. Uma nova transmissão do desenho aconteceu de 1998 a 1999 pela Fox Family.

4 - Frajola (Silvester)

Nos desenhos da Warner Bros., o gato Frajola é mostrado como um personagem burro e maldoso. Seu único objetivo é comer o personagem Piu-Piu. Suas tentativas são frustradas sempre. O personagem Frajola já existe, assim como o personagem Piu-Piu, há muitos anos. Eles atuaram juntos nos últimos 51 anos de produção dos desenhos. De 1949 a 1964 foram criados 41 desenhos dos personagens Frajola e Piu-Piu

5 - Garfield

O famoso gato Garfield é engraçadinho, cheio de personalidade, talentoso e piadista. Criado em 1978, Garfield é o mais manhoso, guloso, chato e preguiçoso de todos os gatos da lista, mas também o mais querido. Garfield adora comer lasanha e ver TV, e o seu melhor amigo é o cão Odie. Ser sarcástico é uma das maiores virtudes do gato laranja.

6 - Gato de Botas (Puss'in'Boots)

O Gato de Botas é um personagem dos filmes “Shrek”. Assim como os demais personagens das obras, ele faz referência ao clássico conto “O Gato de Botas”, de Charles Perrault. Nos dois últimos filmes, o personagem tagarela dublado pelo ator Antonio Bandeiras fala sem parar do começo ao final. Em alguns momentos, o Gato de Botas faz referência ao filme “The Legend of Zorro” interpretado pelo ator.

7 - Gato Félix

O Gato Félix estreou as transmissões da televisão em 1928. Ele é considerado a primeira estrela de filme devido a sua primeira aparição em um curta chamado “Feline Follies” (Gracinhas Felinas). Em seguida ele foi impresso e publicado em 250 jornais em diversas línguas. Atualmente, a sua publicação é feita pela Felix Comics Inc. em várias revistas e publicações. No Brasil, as suas dublagens foram feitas por: Márcia Gomes, José Luiz Barbeito e Leda Figueiró. Ele era o desenho animado mais famoso do mundo até o surgimento do Mickey Mouse.

8 - Gato Guerreiro

Lembrar do personagem Gato Guerreiro nos faz lembrar da série de desenho animado “As Novas Aventuras de He-Man” e até mesmo da música de sucesso “He-Man” gravada pelo grupo Tem da Alegria. Sempre ao lado do personagem He-Man, o Gato Guerreiro é um forte aliado na luta contra o Esqueleto. O desenho foi apresentado nos programas “Balão Mágico”, “Xou da Xuxa” e “TV Colosso” com grande sucesso. A dublagem do Gato Guerreiro foi feita por Orlando Drummond Cardoso.

9 - Manda Chuva (Top Cat)

Manda Chuva é um gato mafioso que tem uma gangue de gatos do Beco de Manhattan formada por: Bacana, Batatinha, Espeto, Xuxu e Gênio. Líder da gangue, ele é o primeiro a inventar e se meter em trapalhadas. A dublagem brasileira do personagem Manda Chuva foi feita pelo consagrado ator Lima Duarte.

10 – Tom

O gato Tom é um dos protagonistas do desenho “Tom & Jerry” criado nos anos 40. Nos desenhos, o gato Tom persegue o rato Jerry. A direção foi feita por William Hanna e Joseph Barbera do estúdio Hanna Barbera. Há cerca de 160 desenhos, o gato é torturado pelo camundongo. Das inúmeras batalhas o gato doméstico sempre sai perdedor, afinal ele é afogado na pia ou um piano cai na cabeça dele.

fotos: divulgação

29.4.08

Você ousa fica fora?
Você ousa entrar?
Quanto pode perder?
Quanto pode ganhar?
E se entrar deve virar à direita ou a esquerda?
Ou direita e três quarteirões?
Ou nem tanto?
Vai ficar tão confuso que vai começar a correr
Em estradas curvas e longas em um passo super rápido
E vagar por kilometros em lugares estranhos e selvagens
Em direção temo eu, ao lugar mais inútil:
O lugar de esperar
Para pessoas que só esperam
Esperando um trem partir ou a correspondencia chegar
ou a chuva parar ou o telefone tocar
ou a neve nevar
ou esperar por um sim ou um não
ou um colar de pérolas
ou um par de calças
ou um sapato
ou outra chance

25.4.08

"Aquilo que perdemos também faz parte de nós". É triste olhar para aquela cadeira e não ver mais seu dono, é dificil entrar na casa e não ouvir a voz que sempre tinha algo para ensinar, é complicado perder um pedaço do coração, um pai, um amigo, um professor, um ente muito querido. A saudade das pessoas boas nunca tem fim. Foi bom ter aprendido tanto em tão pouco tempo. As palavras são eternas, assim como o amor e a saudade.